A escolha de uma lente para um sistema de visão artificial depende de vários critérios, alguns destes dependentes da câmara selecionada.
O cálculo da distância focal da lente (f), é dos passos mais trabalhosos do dimensionamento do sistema de visão: dimensões da área de trabalho (FOV, Field Of View); restrições na gama de distâncias admissíveis entre a câmara e a área de trabalho (WD, Working Distance); as dimensões do sensor da câmara; a profundidade de campo, entre outros…
Felizmente existem fórmulas que nos permitem determinar a distância focal (f) ideal para cada caso, não tem de ser um processo de tentativa e erro, nem necessita ter lentes com f diferentes para testar cada aplicação.
Existem simuladores, como o apresentado abaixo, ou tabelas onde através do formato do sensor da câmara, distância à área de trabalho e dimensões do nosso plano de trabalho podemos determinar facilmente escolher a lente adequada para o sistema de visão artificial.
Escolha de lentes para câmaras de visão
O modelo de pinhole representa um modelo simplista da formação de imagem numa câmara e pode ser também usado no cálculo de lentes.