O mundo da automação industrial, assim como o tecnológico, está em constante evolução. A automação é muito mais do que ler e interpretar alguns sinais analógicos e digitais simples e atuar alguns relés.
A visão artificial, o motion, as interfaces Homem-Máquina (HMI), a inteligência artificial ou a conetividade são partes específicas do universo da automação industrial. Dominá-las na globalidade é uma tarefa hercúlea, não só pela quantidade de conhecimento teórico que teríamos que dominar como pelo conhecimento prático, ou seja, a experiência prática diária acumulada a implementar projetos em cada uma destas áreas e conhecer os respetivos “truques” que permitem, rapidamente e com sucesso, transformar um projeto numa implementação real.
Como dominar cada uma destas áreas?
Tipicamente é uma caminhada que não se faz sozinho, felizmente há uma grande comunidade com quem se pode aprender e trocar impressões.
O caminho mais sólido é aliar o estudo (conhecimento teórico) com implementações práticas (a experiência). Este trajeto é suportado por documentação técnica oficial e pode ainda contar com a ajuda de especialistas que optaram por partilhar o seu conhecimento com a comunidade. É precisamente sobre este último o objetivo deste post, divulgar canais onde se pode encontrar informação técnica geral, tutoriais vídeo sobre automação industrial, manuais de TwinCAT e guias passo-a-passo sobre assuntos específicos de programação em automação industrial.
É necessário um especialista em cada área para a implementação de um projeto industrial?
Os especialistas têm a vantagem de dominar determinados assuntos como HMI de alta performance, motion, soluções de visão artificial… Um especialista em visão artificial (por exemplo) consegue antever situações críticas mesmo antes delas acontecerem e ajustar o hardware ou a programação para um impacto mínimo durante a conceção de máquinas.
Um especialista em automação industrial permite poupar tempo de desenvolvimento, resolver problemas complexos e programas soluções de automação robustas.
Dificilmente tem-se um especialista disponível em HMI server, deep learning, bases de dados, visão 3D, motion CNC, robótica e comunicações no projeto de uma máquina. Então, pode-se recorrer a alguns canais/especialistas, como os abaixo listados, para entender as melhores práticas sobre cada tema, aprofundar conhecimento e, se possível, conhecer as limitações de cada abordagem. Pode-se ainda procurar formação em automação industrial por pessoas experientes nas áreas da formação.